Sou Iniciante, O Que Eu Preciso Saber


Fala galera, tudo na paz?? Então, hoje quero falar um pouco sobre um dilema de muitos que querem começar a pedalar passam que é: Comprar uma bike nova, zerada ou uma usada mas em boas condições de uso?

Essa experiência eu passei quando comecei a pedalar. Procurei várias bikes, pesquisei vários preços, li muitos artigos em diversos sites e blogs até que eu fechei uma conclusão sobre esse assunto e a usei na minha primeira, segunda e terceira compra.

Acho que primeiro, você iniciante, deve ter em mente que pedalar é muito legal, é sadio e trás uma sensação de liberdade. Você pode pedalar, por pedalar. Você poder pedalar como um exercício físico. Ou você pode querer pedalar para acompanhar os seus filhos. Então as primeiras perguntas a serem respondidas são: Porquê eu quero pedalar? Onde irei pedalar?

Porquê eu quero pedalar?
Essa pergunta parece tola, mas faz todo o sentido. Você pode dizer que quer pedalar porque o seu filho aprendeu a andar de bicicleta agora e eu quero acompanhá-lo em um parque perto de casa. Neste caso, há um risco de você gastar em uma bicicleta nova e cara. Seu filho pode não querer mais pedalar, porque não curtiu, ou porque achou mais fácil jogar vídeo game que pedalar e definitivamente não quer mais pedalar (pelo menos durante um certo tempo). Se o motivo era pedalar com o seu filho, então a sua compra foi por água abaixo.

Se você quer começar a pedalar porque o seu cardiologista disse que precisa de um exercício físico, vou logo dizendo que você é um sério candidato à ciclista de uma semana. Você vai sair, comprar uma bicicleta qualquer, pedalar como um desesperado no primeiro dia. No segundo dia estará com o corpo todo dolorido e não irá pedalar, no terceiro dia também não irá pedalar porque ainda está com dor no corpo, no quarto dia vai olhar para bicicleta e falar: amanhã eu pedalo. No quinto dia você desistirá completamente, porque irá lembrar das dores, da "bunda" doendo e finalmente encostará a bicicleta e com certeza partirá para uma caminhadinha de 15 minutos, aliás, foi isso que o seu cardiologista indicou.

Agora, se você quiser pedalar porque o seu amigo pedala com uma turma e te conta um monte de histórias legal, de lugares que foram pedalar e isso e aquilo, tome muito cuidado. A empolgação desse seu amigo te deixou vislumbrado mas nem tudo são rosas. Existe o lado bom e o lado rum dessa empolgação toda. Esse seu amigo, com certeza gosta disso tudo, mas e você, será que gosta. Para você que está nessa da empolgação do amigo, indico o seguinte: participe uma uma pedalada com esse grupo. É isso mesmo. Geralmente esse pessoal, que realmente gosta, respira bicicleta, tem mais de uma bicicleta. Peça uma emprestada e vá com esse pessoal. Essa turma, geralmente se encontram de duas há três vezes por semana e pedalam de 20 a 40 km por dia, mas quando aparece um novato na turma, eles pegam mais leve e fazem um percurso mais light e menos km. Se você foi e gostou, achou que isso era tudo que queria, então foi picado. Se foi picado, então continue lendo.





Onde irei pedalar?
Escrevi essa pergunta, pois com essa pergunta respondida, passamos para a próxima fazer que é qual o estilo que devo comprar de bicicleta.

Você pode, como disse lá no começo, somente dar uma pedalada com o seu filho, numa boa e somente no final de semana. Ou você curtiu pra caramba pedalar com uma turma de ciclistas e quer entrar para esse mundo.

Então vamos lá. Existe várias modalidades de bicicletas. Existem as MTB - Mountain Bikes, Speed - bikes para corridas, aquelas que tem um pneu fininho e que geralmente você vê nas estradas uma turma. E por final, as bicicletas de passeio.

Se você for pedalar no mato, estrada de terra, terrenos acidentados, vai de MTB. Quer mais performance, mais vento no rosto, vai de Speed. Ou somente curtir um lazer, vai de bike de passeio mesmo.

Qual o estilo - MTB, Speed ou Passeio?
MTB -Estilo mais natureba. Essas bikes são mais resistentes, mais robustas. Enfrentam terrenos acidentados, matos, estradas de terra, riachoa, pedras e etc. O futuro praticante de MTB tem que ter em mente que esse estilo é mais pegado, muitas subidas, decidas acidentadas, muitas pedras e mato. Esse você não gostar de mato, terra, lama, chegar em casa todo sujo e etc. Desiste, essa realmente não é o seu estilo. A não ser que você realmente goste do estilo dessas bikes e compre para pedalar na cidade, nada o impede de fazer isso, mas aí você não precisa despender uma grana alta para a compra de uma bike dessa, pois não irá exigir muito dela.

Speed - Muitos comparam esse estilo com a Elite do ciclismo. Sim, existe uma certa elegância nesse estilo, mas não é a Elite do ciclismo. Geralmente essas bicicletas são mais caras que uma MTB, chegando algumas delas custar o mesmo que um carro. Diferente do MTB, essas bikes somente rodam na pista, estrada, tudo lisinho. Exigem menos manutenção que as MTBs, porám quando precisam, o custo é alto. Por se tratar de uma bicicleta de velocidade, você conseguir cobrir uma maior distância em menor tempo. Em comparação com a MTB só para ter uma ideia, enquanto você percorre 20 km em um terreno não muito difícil em 1h30min em uma Speed esse percurso seria feito em 30 ou 45 min.

Passeio - Passeio será sempre passeio. Sem preocupação com o tempo, pode fazer várias paradas... A bicicleta é muito mais confortável e tudo mais. Se você pensa em conforto na pedalada, não quer lama, mato e velocidade com vento na cara, vai de bicicleta de passeio. Hoje existem várias bicicletas no mercado com essa tocada. O mercado brasileiro cresceu muito nesse ramo, então você encontrará várias bikes desse estilo.

O que comprar, Nova ou Usada
A não ser que você tenha muito dinheiro e não se importe em gastar uma grana alta, vai de Nova. Mas acho que a maioria que ler este artigo estão querendo economizar. Quando iniciei, comprei uma MTB de uma amigo que estava encostada há meses. Era uma Sundown sei lá o que. Paguei R$ 150,00 e foi a melhor coisa que fiz. Pedalei bastante com ela, mais ou menos 6 meses, até que eu realmente vi que era aquilo que queria. Depois de 6 meses, parti para outra usada, comprei uma Caloi Elite 2.7, apesar de usada, era bem melhor que a minha Sundown. Usei mais 1 ano essa Elite. Depois de 1 ano e meio, já sabia que era realmente isso que queria e parti para uma nova, zerada. Foi onde surgiu uma viagem a trabalho para a Áustria e acabei comprando a minha KTM Flite (veja esse post). Então, baseado na minha experiência, eu aconselho você, aspirante a ciclista, comece por uma bike usada.

Existem várias bikes usadas, em boas e ótimas condições com preços bem acessíveis. Basta procurar. Às vezes no próprio grupo que irá participar, tem sempre alguém querendo fazer um upgrade, logo uma boa oportunidade de compra. Agora, se você tem oportunidade de viajar para o exterior e compra uma, não pense duas vezes, traga. Às vezes o preço de uma nova lá fora é o preço de uma usada aqui.

Bom espero ter ajudado na sua escolha. Boas pedaladas para todos e não deixem de comentar abaixo. Dúvidas, sugestões de artigos sempre são bem vindos. Abraços e fiquem em paz!