Conheça o seu Limite

Fala galera, tudo na paz?? Alguém de vocês usa algum aplicativo para iPhone, Android ou Windows Phone para monitorar suas pedaladas ou corridas?
Então, faz tempo que uso o Sports Tracker para as minhas pedaladas e corridinhas. Mas outro dia olhando um artigo na internet, me deparei com uma dúvida, será que estou trabalhando bem o meu exercício físico? Será que não estou exigindo muito do meu coração, ou exigindo de menos? Apesar desses aplicativos nos dar um feedback sobre distâncias, altitude e velocidade, sem um monitor cardíaco nunca saberemos se estamos no ritmo certo do nosso coração.
Resolvi investir em um monitor cardíaco da Polar, comprei um usado mesmo, bem antiginho por sinal, mas para o meu uso está de bom tamanho. Comprei um Polar Trainer XT, no kit veio uma cinta para ser colocada no peito, do qual esta emite os batimentos cardíacos para o relógio. Nesse kit também veio um sensor para a bicicleta, onde também será medido a velocidade da pedalada e transmitido para o relógio.
Ainda não testei na bicicleta, mas acho que será uma boa ferramenta para medir o desempenho. O único problema é que o transmissor não é bluetooth, sendo assim, não consigo transmitir os batimentos cardíacos para o Sports Tracker.

Como medir a FC - Frequência Cardíaca

Bom, eu também não sabia essa informação, então, como sempre corri à internet a caça para descobrir como se mede o FC - Frequência Cardíaca. Primeiro precisamos entender que todo indivíduo que deseja iniciar atividades esportivas deve fazer um teste de esforço chamado teste ergoespirométrico. Esse teste é capaz de fazer uma análise médica da condição cardiovascular e também uma avaliação física que determina a capacidade aeróbia (dada pelo consumo de oxigênio máximo ou VO2 máximo) e dos limiares ventilatórios (faixas de batimentos cardíacos que servem de referência para treinamentos).

A capacidade máxima de oxigenação é medida pelo VO2 máximo. Ela indica o nível de aptidão física para a realização de atividades que exijam resistência cardiovascular como as corridas. Quanto maior o VO2 máximo, maior a resistência.

É muito importante controlar a frequência cardíaca (FC) durante os exercícios para que estes sejam executados de maneira segura e eficiente, melhorando o nível de condicionamento do indivíduo. 
A medição dos batimentos cardíacos pode ser feita manualmente ou através de pulsômetros ou frequencímetros (relógios que possuem uma fita torácica com sensores e transmissores que indicam os batimentos cardíacos).
O controle da intensidade da atividade física, inclusive no meio de competições, é de extrema importância. A frequência cardíaca máxima está relacionada também à idade da pessoa.

Para medir a sua FC sem um frequencímetro ou monitor cardíaco, basta colocar o dedo médio junto com o indicador em cima da sua maior veia do pescoço do lado direito. Ao sentir a pulsação, conte quantos pulsos teve no intervalo de 10 segundos. Depois multiplique esse valor por 6, exemplo:


Resultado das pulsações x 6 = FC ---> 14x6 = 84 bpm (batimentos por minuto).


Obs. As mulheres tem um um FC de 5 à 7 mais elevados que os homens.


Como descubro a FC Máxima e FC Mínima

Primeiro, porquê devemos saber a FC Máx e FC Min? Bom, segundo especialistas, com esse números em mente, você poderá controlar seus treinamentos sem sobrecarrega-los.

Para saber a sua FC Máxima faça o seguinte:

Subtraia sua idade de 220 e depois, calcule as porcentagens do total. Por exemplo, se você tem 30 anos fica assim: 220 - 30 = 190

190 seria sua FC Máx, porém, existe uma convenção utilizada pelos cientistas dizendo que para um boa performance no seu treinamento, sua FC tem que ficar entre 65% e 85% da FC Máx.


Então, usando o resultado acima, ficaria assim:


190 x 65% = 123 bpm

190 x 85% = 161 bpm

Estes resultados seriam as zonas alvo do seu treinamento. Acima disso, teoricamente você estaria forçando seu coração e abaixo disso, seu treinamento não está trazendo benefício nenhum. Ou seja, trabalhando a sua FC neste intervalo, você estaria fazendo bem para o coração e ainda queimando gorduras. Lembre-se que no caso acima, o FC Máx está em 190, logo se esse indivíduo acima ultrapassar os 161 bpm chegando, por exemplo à 170, 175, ainda sim, não estaria afetando o seu coração. Esses dois valores 123 e 161, seriam para uma zona de extrema segurança.


Então, bora lá, queimar as gordurinhas!!


Caso tenha algum comentário, por favor, deixe-o abaixo. Terei o maior prazer em responder.


Abraços!