Vale a Pena Comprar uma Bicicleta na Europa


Olá pessoal, tenho recebido vários emails de pessoas me perguntando se vale a pena trazer uma bicicleta da Europa. Então vamos lá, a seguir escrevi algo que pode esclarecer alguns pontos.

O preço
O primeiro motivo está, lógico, no preço. A maioria dos países da Europa estão na zona do Euro, tudo bem, o Euro está caro, mais que o Dolar, mas vou mostrar para você que ainda vale a pena. No meu post "Como comprar uma bicicleta na Europa", mostrei como trouxe a minha bicicleta lá na Áustria, ma não comentei de valores, pois o intuito era tão somente mostrar o quão fácil é trazer uma bike da Europa. Mas agora vou abrir o preço para vocês, eu paguei na minha KTM Ultra Flite, acreditem, somente 735 euros.
Pesquisei no site na loja que comprei a minha bicicleta e constatei que, não existe mais o modelo da minha bicicleta com aro 26, somente aro 27 e 29 e está girando em torno de 800 e 850 euros.
Sim, 800 euros, e vocês podem ver que após três anos, o preço aumentou sim, mas não foi um exagero.

Convertendo para a nossa moeda
Usando, então o preço da aro 29, 850 euros, daria em média na cotação de hoje do euro, algo em torno de R$ 2643,50. Muitos podem dizer, mas que caro... Vejamos... no site da Caloi, chequei o preço de uma mountain bike Elite 30 e para o meu espanto o preço está bem salgado, R$ 4399,00.

Caloi Elite KTM Ultra Flite


Comparando os acessórios
Apesar das duas fabricantes trabalharem com marcas diferentes de acessórios, na minha opinião a configuração está bem equivalente. Confira no quadro abaixo:

acessórios para bicicleta

Refound o que é isso?
O Refound é uma maneira do governo do país do qual você está comprando o seu produto, te devolver parte do imposto. Não sei ao certo quanto é a porcentagem da devolução, pois, creio eu, depende muito de país para país. O certo é que sim, você consegue recuperar parte desse imposto. No meu post de "Como comprar uma bicicleta na Europa", eu explico como fazer. No meu caso, quando trouxe a minha bicicleta da Áustria, de 735 euros que paguei, consegui restituir 110 euros, ou seja, o preço final foi de 625 euros, bom né? Só precisa prestar a atenção de comprar em uma loja que lhe forneça o formulário de Refound, se a loja não tiver, caia fora. Somente com esse formulário você terá o direito de ter esse imposto restituído. Outra coisa muito importante, não faça o check in antes do Refound, pois o pessoal que libera a restituição desse imposto precisa ver o produto, ou seja, não despache a bike antes de passar pelo Refound. Quando estava fazendo o meu Refound, no guichê ao lado, tinha uma mulher com vários comprovantes de pagamento pedindo a restituição, então de você comprou mais produtos além da bicicleta, peça a restituição. Outro detalhe muito importante é que você pode pedir e receber essa restituição em qualquer país que faça parte do EURO. E você tem um tempo para fazer isso, não precisa no dia da sua viagem.


Tirando as conclusões
Bom, como vocês podem ver no quadro acima, os dois modelos são bem parecidos. A Caloi trabalha mais com componentes da SRAM e a KTM com Shimano. Não vou aqui entrar no mérito de comparar SRAM com Shimano, pois isso é uma discussão para mais de metro... RS.
Mas uma coisa é certa, as duas marcas estão com excelentes acessórios, a Caloi melhorou bastante o modelo Elite, como podemos ver nas comparações, está brigando de igual para igual, mas o preço...

Bom pessoal, esta é apenas uma explanação para vocês terem uma ideia se realmente vale a pena trazer uma bicicleta da Europa. Se alguém trouxe uma bike da Europa e quer compartilhar suas opiniões, comente aqui embaixo, garanto que suas opiniões serão muito úteis para todos.

Um abraço e até a próxima.

Links:

Caloi - http://www.caloi.com.br
KTM Bikes - http://www.ktm-bikes.at